JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

sábado, 26 de março de 2011

INDICAÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL PEDRO LUPION

Assembleia aprova Indicação legislativa de Lupion

Curitiba -Na sessão plenária, da última terça-feira (22), a mesa executiva da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a indicação legislativa, de autoria do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), que propõe criação do cadastro técnico estadual de atividades potencialmente poluidoras, ou utilizadoras de recursos ambientais, e da taxa de controle e fiscalização ambiental do estado do Paraná (TCFA).
O deputado explica que Lei Federal que dispõe sobre a política nacional do meio ambiente (Lei 10.165/2000), institui a taxa de controle e fiscalização ambiental (TCFA), tendo como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA. Segundo Lupion, a referida legislação alterou a Lei 6938/81, acrescendo os artigos 17-P, parágrafos 1 e 2, e com essas alterações, a Legislação Federal atual permite que até 60% dos recursos decorrentes das taxas de controle e fiscalização ambiental sejam recolhidas diretamente pelo estado ou município, com a condição de que haja Lei Estadual para   instituir os cadastros de atividades potencialmente poluidoras, além dos órgãos estaduais e municipais de fiscalização exercerem o poder de polícia no controle as atividades potencialmente poluidoras ao meio ambiente.
De acordo com o deputado as indústrias de couro e peles, madeira, material elétrico, produtos alimentícios, indústria metalúrgica, fumo, química, têxtil, transporte de cargas e produtos perigosos e comércio varejista de combustíveis e lubrificantes, estão entre os  setores mais representativos sujeitos ao recolhimento da TCFA do IBAMA. “ Os benefícios às receitas estaduais e municipais são evidentes, assim também, como às empresas e pessoas físicas. A melhora na infraesturtura de fiscalização e de funcionamento dos órgãos ambientais será significativa”, salienta o deputado Pedro Lupion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário