JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governo beneficia 23 mil produtores com programa de calcário‏

Governador Beto Richa.


Deputado Pedro Lupion elogia iniciativa, que melhora      condições de trabalho no campo

O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) participou hoje (28) da assinatura do convênio para adesão dos municípios ao projeto de apoio ao manejo e fertilidade dos solos, Programa Calcário, firmado entre o governo do estado e as prefeituras, que deve beneficiar cerca de 23 mil produtores rurais.

O lançamento do programa, voltado à agricultura familiar, aconteceu no Palácio das Araucárias e foi formalizado com as assinaturas do governador Beto Richa (PSDB) e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Segundo o governador o programa vai distribuir 220 toneladas de calcário para pequenos produtores rurais do Paraná. O investimento na aquisição do insumo é de R$ 12 milhões e tem o objetivo de aumentar a produtividade agrícola e a  fertilidade do solo de propriedades em 232 municípios.

Para o deputado Pedro Lupion, presidente do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa, a iniciativa do governo do Paraná em retomar o programa do calcário é extremamente positiva. “O calcário é um insumo utilizado para correção da acidez dos solos. Esse programa visa aumentar a produtividade das propriedades da agricultura familiar, o que refletirá em mais recursos e melhores condições de trabalho e qualidade de vida ao pequeno produtor", destacou o parlamentar.

O secretário da Agricultura explicou que o programa vai priorizar a distribuição e uso do calcário a agricultores familiares mais carentes, em localidades com elevada taxa de pobreza, onde haja comunidades indígenas e quilombolas e que  tenham microbacias planejadas dentro das práticas conservacionistas de uso e manejo de solo e água. Segundo Ortigara, cada prefeitura vai receber até o valor máximo de R$ 70 mil para a compra do calcário.

O deputado Lupion destacou que a agricultura do Paraná, que já tem seu lugar de destaque no cenário nacional e mundial, crescerá ainda mais com o incentivo do programa calcário junto aos pequenos produtores. “Nosso estado é uma referência no setor agrícola, o repasse de calcário é um apoio concreto que irá trazer mais desenvolvimento ao campo”, prevê.

Nesse primeiro ato foram assinados convênios com 92 municípios. Na segunda etapa, em outubro, serão atendidos 140 municípios. O atendimento será limitado em 10 toneladas de calcário por agricultor, que deve ser selecionado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e/ou pelas prefeituras e Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário