JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA WLAMIR(CHINA) DO JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governo beneficia 23 mil produtores com programa de calcário‏

Governador Beto Richa.


Deputado Pedro Lupion elogia iniciativa, que melhora      condições de trabalho no campo

O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) participou hoje (28) da assinatura do convênio para adesão dos municípios ao projeto de apoio ao manejo e fertilidade dos solos, Programa Calcário, firmado entre o governo do estado e as prefeituras, que deve beneficiar cerca de 23 mil produtores rurais.

O lançamento do programa, voltado à agricultura familiar, aconteceu no Palácio das Araucárias e foi formalizado com as assinaturas do governador Beto Richa (PSDB) e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Segundo o governador o programa vai distribuir 220 toneladas de calcário para pequenos produtores rurais do Paraná. O investimento na aquisição do insumo é de R$ 12 milhões e tem o objetivo de aumentar a produtividade agrícola e a  fertilidade do solo de propriedades em 232 municípios.

Para o deputado Pedro Lupion, presidente do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa, a iniciativa do governo do Paraná em retomar o programa do calcário é extremamente positiva. “O calcário é um insumo utilizado para correção da acidez dos solos. Esse programa visa aumentar a produtividade das propriedades da agricultura familiar, o que refletirá em mais recursos e melhores condições de trabalho e qualidade de vida ao pequeno produtor", destacou o parlamentar.

O secretário da Agricultura explicou que o programa vai priorizar a distribuição e uso do calcário a agricultores familiares mais carentes, em localidades com elevada taxa de pobreza, onde haja comunidades indígenas e quilombolas e que  tenham microbacias planejadas dentro das práticas conservacionistas de uso e manejo de solo e água. Segundo Ortigara, cada prefeitura vai receber até o valor máximo de R$ 70 mil para a compra do calcário.

O deputado Lupion destacou que a agricultura do Paraná, que já tem seu lugar de destaque no cenário nacional e mundial, crescerá ainda mais com o incentivo do programa calcário junto aos pequenos produtores. “Nosso estado é uma referência no setor agrícola, o repasse de calcário é um apoio concreto que irá trazer mais desenvolvimento ao campo”, prevê.

Nesse primeiro ato foram assinados convênios com 92 municípios. Na segunda etapa, em outubro, serão atendidos 140 municípios. O atendimento será limitado em 10 toneladas de calcário por agricultor, que deve ser selecionado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e/ou pelas prefeituras e Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário