JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Paraná adota sistema online de segunda opinião para profissionais da saúde



O governador Beto Richa formalizou nesta quarta-feira (29), durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, em Foz do Iguaçu, a parceria do Governo do Paraná com a empresa inglesa British Medical Journal (BMJ), responsável por um sistema inovador de segunda opinião na área da saúde. O Estado deve investir no período de dois anos R$ 1,7 milhão na iniciativa, que agrega tecnologia e conhecimento científico internacional ao atendimento na rede pública. 

A previsão é que a nova ferramenta digital esteja disponível já a partir do início do ano que vem. O objetivo é garantir suporte técnico online aos médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam em unidades de saúde, hospitais e centros de especialidades do Paraná. 

“É um importante convênio para apoiar as ações área da saúde e dar um melhor atendimento à nossa população, em uma área que é essencial para garantir o bem estar de todos os paranaenses”, afirmou o governador. 

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que a principal função do sistema é tirar dúvidas dos profissionais e auxiliá-los na tomada de decisão frente aos casos atendidos no dia a dia. "Esta será uma ferramenta importante de apoio às nossas equipes. Pela internet, eles terão acesso a um vasto banco de dados com evidências científicas que os ajudarão a fechar diagnósticos diferencias e indicar o tratamento de seus pacientes", revelou. 

MÓDULOS – Conhecido como BMJ Best Practice, este sistema de segunda opinião técnica já é utilizado por mais de 350 mil usuários em 60 países. Criado a partir do conceito da medicina baseada em evidências, ele aproxima o profissional de saúde aos conteúdos científicos mais atuais publicados no mundo. 

Caso o banco de dados do sistema não satisfaça as necessidades do usuário para o atendimento de um paciente, haverá a possibilidade de o profissional enviar sua dúvida à equipe da BMJ. A demanda será encaminhada para os especialistas da empresa que avaliarão o caso e responderão rapidamente. 

Outro recurso do sistema online é voltado à educação permanente dos profissionais. O BMJ Learning é a plataforma de ensino à distância, composto por mil módulos de aprendizagem sobre as mais variadas doenças e condutas clínicas. À medida que o usuário vai cumprindo etapas da capacitação, ele pode requerer inclusive certificados de conclusão de curso emitidos pela Sociedade Brasileira de Medicina Geral e Familiar (SBMFC). 

De acordo com a Gerente Estratégica BMJ, Rita Lírio, o sistema é extremamente funcional e traduzido para o português. "Os módulos de aprendizagem trazem informações didáticas em texto, vídeo e áudio. Tudo baseado em evidências científicas, com tópicos escritos por especialistas reconhecidos internacionalmente", revelou. 

O contrato do Estado com a BMJ tem duração de dois anos. A empresa tem a contrapartida de atualizar os conteúdos constantemente, mantendo o sistema sempre atual e com informações que acompanhem os avanços da medicina. 

VALOR AOS PROFISSIONAIS – Inicialmente, o Paraná vai disponibilizar pelo menos 180 mil acessos à plataforma para 50 mil profissionais da rede pública de saúde. A prioridade são aqueles que atuam na área de atenção primária dos municípios e nos hospitais da rede própria estadual. 

Para o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o investimento em uma tecnologia como esta demonstra o valor que o Estado dá aos profissionais que atuam na ponta do sistema de saúde. "Investir em educação permanente é nosso compromisso. Estrutura física, equipamentos e recursos financeiros são importantes. Mas quem realmente faz a diferença no atendimento à saúde da população são estes profissionais", enfatizou. 

Nesta semana, o sistema foi apresentado a representantes de diversas entidades ligadas à área da saúde, como o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR), Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Paraná (Aben-PR), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e a Sociedade Brasileira de Medicina da Família. A intenção foi buscar alternativas para aperfeiçoar a plataforma e adaptá-la à realidade dos profissionais paranaenses. 

A solenidade de assinatura do contrato acontece a partir das 17h30, durante a instalação da sede do governo estadual em Foz do Iguaçu. O evento contará com a presença do diretor-financeiro da BMJ, Patrick Spencer.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
[http:///www.facebook.com/governopr]http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

OPINIÃO SOBRE A MATÉRIA: NO CASO ESPECÍFICO DE SANTA AMÉLIA, SE NÃO TIVER UM HOSPITAL EQUIPADO, PODE ESTAR ON-LINE O MELHOR MÉDICO PARA DAR SUPORTE QUE DE NADA ADIANTARÁ. MAS O CAMINHO É CORRETO. ESTAMOS DE OLHO NO RADAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário