O governador Beto Richa (PSDB) recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (10), o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) e o diretor técnico da Santa Casa de Jacarezinho, Dr. Sérgio Eduardo Emygdio de Faria. A reunião atendeu ao pedido do deputado Pedro Lupion, que levou a Beto Richa importantes reivindicações do município de Jacarezinho.
Entre os encaminhamentos está o apoio do governador para agilizar a implantação da Junta Comercial de Jacarezinho. O pedido reitera a solicitação apresentada pela Associação Comercial e Empresarial do município – ACIJA.
Outra questão levada ao governador acolhe a solicitação do Hospital Nossa Senhora da Saúde, do município de Santo Antônio da Platina, que visa a revitalização da unidade de tratamento intensivo (UTI) Neonatal. Pedro Lupion lembrou que a UTI neonatal atende, além de Santo Antonio da Platina, todos os municípios da região do Norte Pioneiro e demais cidades onde são solicitadas vagas pela central de leitos. O deputado colocou ao governador a necessidade de haver um repasse maior à instituição pelo Estado. Pedro Lupion explicou que a unidade foi planejada para dez leitos e conforme exigências para o funcionamento foram feitos investimentos na contratação de profissionais e equipamentos, e que atualmente a unidade tem enfrentado dificuldades para a manutenção, uma vez que a receita não tem feito frente às despesas. De acordo com o parlamentar a reivindicação já foi levada, no mês de março, pela direção do hospital, ao Secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto e à administração municipal. Lupion destacou que a prefeitura municipal de Santo Antônio da Platina, em uma situação de emergência, fez repasses a entidade nos meses de janeiro, fevereiro e março, e que por dificuldades financeiras, não poderá mais continuar a socorrer a unidade nos meses vindouros. “O Estado tem, na medida do possível, feito a sua parte mas os recursos repassados não são suficientes para cobrir as despesas e infelizmente isso poderá levar a interrupção do funcionamento da UTI neonatal”, desabafou o deputado.
Por último, o deputado Pedro Lupion colocou ao governador que irá apresentar na Assembleia Legislativa do Paraná uma indicação legislativa sugerindo a isenção da taxa de cobrança de esgoto, também baseado no gasto do poço artesiano, das entidades filantrópicas, a exemplo as Santas Casas e Apaes. “Essa taxa cobrada pela Sanepar é legal, entretanto é um ônus que as entidades filantrópicas podem converter em recursos a serem aplicados nas instituições”, ressaltou Lupion. O governador reconheceu a indicação e ratificou seu apoio a sugestão do parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário