JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aprovado em Comissão projeto que cria Programa Primeiro Crédito para juventude rural




A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (dia 8), Projeto de Lei (n.° 571/2011) que institui no Paraná o Programa Primeiro Crédito para a juventude rural.

Segundo o  autor do PL, deputado estadual Pedro Lupion (DEM), líder do Bloco Agropecuário, o objetivo da proposta é financiar atividades agropecuárias, turismo e artesanato rural, entre outras atividades ligadas ao setor, nas modalidades custeio, investimento e aquisição de propriedades.  Pelo texto aprovado, jovens entre 18 e 32 anos de idade serão beneficiários. O PL deixa a critério do Poder Executivo as fontes de recursos bem como as formas de garantia para a concessão do Primeiro Crédito.

O autor do projeto justifica sua proposta tomando por base a Constituição Estadual, que estabelece em seu artigo 12 a competência do Estado, União e Municípios em fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar. “Nosso projeto visa apoiar financeiramente as atividades agropecuárias ou não agropecuárias exploradas mediante o emprego da força de trabalho do jovem rural e sua família, oferecendo mais um instrumento de apoio à agricultura familiar”, explica o parlamentar.

De acordo com Lupion, o êxodo rural no estado se dá principalmente em virtude da falta de incentivos à agricultura familiar e à dificuldade encontrada pela juventude em adquirir terras, custear a produção e adotar novas tecnologias que aumentem a produtividade nas propriedades rurais. “O atual quadro reduz as chances de sucesso e a competitividade do jovem no mercado agropecuário, que se encontra cada vez mais globalizado e dinâmico”, compara.

O deputado lembra que o Programa Primeiro Crédito daria suporte a um setor fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, considerando-se que a agropecuária é o setor econômico que responde mais prontamente aos investimentos realizados.  Segundo Pedro Lupion, o custo de geração de um emprego na área agrícola é 28 vezes menor que no meio urbano.

O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB), relator do PL, não poupou elogios ao projeto. Kielse vê na iniciativa um modo de reduzir o êxodo de jovens do meio rural devido à falta de perspectivas de desenvolvimento profissional. Ele citou dados recentes que apontam ser de apenas 14,6% o índice da população brasileira vivendo no campo, e nesse universo, a grande maioria é composta por pessoas com idade a partir de 55 anos: “Ao oferecer condições para que os jovens adquiram implementos capazes de aumentar a produção ou mesmo uma área de terra, estamos pensando não só em atender essa faixa etária, mas no futuro da nossa agricultura”, ressaltou.

O projeto segue agora para votação em Sessão Plenária da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário