JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Deputado reivindica poços artesianos para cinco municípios




 O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas), líder da bancada agropecuária da Assembleia Legislativa, reuniu-se, nesta terça-feira (6), com o diretor presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernando Nunes. Acompanhado do prefeito municipal de São Sebastião da Amoreira, Luis Fernandes (PR), o deputado intermediou a perfuração de poços tubulares, conhecidos popularmente como poços artesianos, para os municípios de Castro, Siqueira Campos, Goioerê, Jacarezinho e São Sebastião da Amoreira.

A nova autarquia - vinculada a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - substitui a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA) e oferece pleno suporte institucional e técnico à efetivação dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos. “Nossa solicitação junto ao Instituto vem atender ao pleito de muitas comunidades, sobretudo produtores rurais, que há tempos buscam por um abastecimento de água adequado e suficiente. Há muitas localidades em que o poço de abastecimento secou há anos, dificultando a sobrevivência das famílias que dele dependem”, observa o deputado estadual.

Para o parlamentar, a solicitação é de extrema importância para os municípios, uma vez que as perfurações dos poços vão incrementar, especialmente, o abastecimento humano, animal, sobretudo nos períodos de estiagem, e ainda impulsionar o desenvolvimento da agricultura e, consequentemente, da economia local.

O diretor presidente foi bastante receptivo às solicitações do deputado pelo Democratas, que aproveitou a oportunidade para sugerir ao diretor a possibilidade da apresentação de emendas parlamentares, coletivas e individuais, em parceria com o deputado federal Abelardo Lupion, do mesmo partido. “Juntos podemos viabilizar mais recursos para o Instituto das Águas, contemplando assim mais municípios do Estado”, finaliza Pedro Lupion.

Vila Rural
Em Jacarezinho os produtores da Vila Rural Novo Texas reivindicam a construção de um poço tubular. Eles sofrem com a falta de água, fundamental para irrigação de suas plantações. Na localidade, oito proprietários dedicam-se ao cultivo de hortaliças e frutas em pequenos lotes, cuja área não ultrapassa os 5 mil metros quadrados (½ hectare). A mandioca, o alface, couve, chicória, pimenta e limão, entre outras variedades de horti-fruti, são comercializados através do Programa Compra Direta, do governo federal, coordenado pela Prefeitura. Eles têm pressa devido à anunciada implantação do período integral de educação nas escolas municipais, que gera a expectativa de aumento do consumo da merenda escolar e a possibilidade de aumento da rentabilidade dos produtores.


--
Homero Pavan Filho
Assessoria de Imprensa
Deputados Pedro e Abelardo Lupion (DEM)
MTB  8877-PR
http://blogdolupion.net
http://www.pedrolupion.com.br

Um comentário:

  1. O programa gostoso de ouvir, deveria se chamar, terrível de ouvir, não pelas músicas, mas pelo apresentador, o que que é isso? Deveria fazer um cursinho de locutor e ir em um fonoaudiólogo para curara a gagueira!!!

    ResponderExcluir