JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA WLAMIR(CHINA) DO JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Governo apresenta para prefeitos programas voltados aos municípios -




O Governo do Paraná colocará à disposição dos prefeitos e prefeitas eleitas uma estrutura de atendimento para que os gestores municipais que assumem em janeiro conheçam projetos e programas de cada área do Estado. O encontro será entre 28 e 30 de novembro, em Foz do Iguaçu. O objetivo é facilitar o acesso às informações sobre ações que podem contribuir para o desenvolvimento das cidades paranaenses.
O governador Beto Richa participa do encontro. Ele terá um gabinete para receber os futuros administradores municipais. “Vamos interiorizar o governo e levar ao conhecimento de todos os prefeitos presentes aquilo que o Estado está fazendo. A contribuição que podemos dar vai desde a melhoria dos equipamentos urbanos até o resgate social e geração de renda”, afirma Richa.
A iniciativa faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, uma parceria do Governo do Paraná e Sebrae-PR. O objetivo é auxiliar as novas lideranças municipais a planejar os primeiros 100 dias de governo.
Segundo o chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, a ação será a grande oportunidade para que as lideranças municipais conheçam de perto o que o Governo do Estado tem a oferecer para os municípios. “Além dos estandes destinados às equipes técnicas, teremos salas de reuniões setoriais para atender as demandas dos prefeitos”, explica.
O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, informa que a intenção é facilitar o acesso a um conjunto de programas, dando aos novos prefeitos subsídios para eleger prioridades e formar parcerias com o Estado para a execução das ações.
Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, será um fórum privilegiado para expor os programas do Estado que têm forte impacto nos municípios. É o caso do Família Paranaense, de combate à pobreza. Iniciado em 30 municípios, o programa está em fase de expansão e passará a atender mais 100 cidades, atingindo um total de 30 mil famílias. “O encontro em Foz será um momento importante para o Estado, mas principalmente para os municípios, que poderão se inteirar melhor dos programas que o governo oferece, bem como estreitar suas relações com o secretariado”, disse a secretária Fernanda Richa.
A abertura oficial acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h30, com a presença de Richa, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, e do presidente do Sebrae-PR, Jeferson Nogaroli, além de outras autoridades.
DINÂMICA – Nos dias 29 e 30 de novembro, secretários estaduais e dirigentes de empresas públicas participam de palestras, painéis, oficinas e dinâmicas de grupo sobre gestão pública empreendedora, plano estratégico, políticas públicas, desenvolvimento local e o papel das micro e pequenas empresas.
Também estão previstas as presenças do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.



Programação prévia:
QUARTA-FEIRA - 28 de novembro
13h às 14h
Credenciamento. Informações, visitas aos estandes.
14h às 17h
Oficina: Aspectos legais para uma gestão sem risco. TCE/PR.
19h30
Abertura oficial: Governador do Estado do Paraná, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Ministros de Estado, Deputados, Senadores, Presidente do SEBRAE/PR
21h30
Jantar de Confraternização.

QUINTA –FEIRA - 29 de novembro
9h00
Palestra: Cenário econômico e político e impacto nos municípios
9h50
Painel: Cenários, Pequenas Empresas e os Desafios para os eleitos. – Allan Costa; Luiz Carlos Hauly.
11h15
Palestra: O Governo do Paraná e o Desenvolvimento Municipal – Luiz Eduardo Sebastiani – Chefe da Casa Civil. 

12h00 

Programa PROINVESTE – Luciano Coutinho (BNDES).
12h30
Oficina: Prioridades/Ações de Governo para o Desenvolvimento Municipal – DO DISCURSO À PRÁTICA – Equipe SEBRAE
14h40
Painel: Compras Públicas como alavanca do Desenvolvimento Municipal SEBRAE (mediador); Fernando Guimarães – Presidente TCE/PR; Merenda Escolar: SEAB; Obras: COHAPAR; SEIL.
16h20
Painel: Ambiente de Negócios Favorável aos Investimentos.
SEBRAE/PR; SEIM; SEDU.
17h10
Oficina: Espaço de Consolidação do Plano de Governo. Equipe SEBRAE
17h40
Informe: PRONATEC.
Edson Campagnolo - Presidente da FIEP; Darci Piana - Presidente da Fecomércio/PR
18h00
Lançamento Programa Melhorias – COHAPAR
SEXTA-FEIRA – 30 de novembro
9h
Palestra: Empreendedorismo e Cooperativismo como estratégia para o Desenvolvimento de Pequenos Municípios: o caso de São Roque de Minas – João Leite.
9h40
Painel: Família Paranaense e Empreendedorismo – Fernanda Richa – SEDS; Julio Agostini – SEBRAE/PR; Rainer Zielasko – FACIAP.
11h15
Painel: Crédito e Garantias de Crédito para Fomento à Geração de Renda Municipal – Jefferson Nogaroli (contextualização); Carlos Alberto dos Santos; Juraci Barbosa Sobrinho – Fomento Paraná; CEF; BB; BRDE.
14h00
Painel: Estratégias para a Formalização de Pequenos Negócios. SEBRAE/PR; JUCEPAR; SETS.
15h20
Consolidação do Plano – Equipe SEBRAE
15h50
Apresentação Programa PROINFRA – Governo do Estado
16h10
Encerramento – Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades; Flávio Arns, Vice-Governador do Paraná. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário