JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Governo apresenta para prefeitos programas voltados aos municípios -




O Governo do Paraná colocará à disposição dos prefeitos e prefeitas eleitas uma estrutura de atendimento para que os gestores municipais que assumem em janeiro conheçam projetos e programas de cada área do Estado. O encontro será entre 28 e 30 de novembro, em Foz do Iguaçu. O objetivo é facilitar o acesso às informações sobre ações que podem contribuir para o desenvolvimento das cidades paranaenses.
O governador Beto Richa participa do encontro. Ele terá um gabinete para receber os futuros administradores municipais. “Vamos interiorizar o governo e levar ao conhecimento de todos os prefeitos presentes aquilo que o Estado está fazendo. A contribuição que podemos dar vai desde a melhoria dos equipamentos urbanos até o resgate social e geração de renda”, afirma Richa.
A iniciativa faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, uma parceria do Governo do Paraná e Sebrae-PR. O objetivo é auxiliar as novas lideranças municipais a planejar os primeiros 100 dias de governo.
Segundo o chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, a ação será a grande oportunidade para que as lideranças municipais conheçam de perto o que o Governo do Estado tem a oferecer para os municípios. “Além dos estandes destinados às equipes técnicas, teremos salas de reuniões setoriais para atender as demandas dos prefeitos”, explica.
O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, informa que a intenção é facilitar o acesso a um conjunto de programas, dando aos novos prefeitos subsídios para eleger prioridades e formar parcerias com o Estado para a execução das ações.
Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, será um fórum privilegiado para expor os programas do Estado que têm forte impacto nos municípios. É o caso do Família Paranaense, de combate à pobreza. Iniciado em 30 municípios, o programa está em fase de expansão e passará a atender mais 100 cidades, atingindo um total de 30 mil famílias. “O encontro em Foz será um momento importante para o Estado, mas principalmente para os municípios, que poderão se inteirar melhor dos programas que o governo oferece, bem como estreitar suas relações com o secretariado”, disse a secretária Fernanda Richa.
A abertura oficial acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h30, com a presença de Richa, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, e do presidente do Sebrae-PR, Jeferson Nogaroli, além de outras autoridades.
DINÂMICA – Nos dias 29 e 30 de novembro, secretários estaduais e dirigentes de empresas públicas participam de palestras, painéis, oficinas e dinâmicas de grupo sobre gestão pública empreendedora, plano estratégico, políticas públicas, desenvolvimento local e o papel das micro e pequenas empresas.
Também estão previstas as presenças do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.



Programação prévia:
QUARTA-FEIRA - 28 de novembro
13h às 14h
Credenciamento. Informações, visitas aos estandes.
14h às 17h
Oficina: Aspectos legais para uma gestão sem risco. TCE/PR.
19h30
Abertura oficial: Governador do Estado do Paraná, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Ministros de Estado, Deputados, Senadores, Presidente do SEBRAE/PR
21h30
Jantar de Confraternização.

QUINTA –FEIRA - 29 de novembro
9h00
Palestra: Cenário econômico e político e impacto nos municípios
9h50
Painel: Cenários, Pequenas Empresas e os Desafios para os eleitos. – Allan Costa; Luiz Carlos Hauly.
11h15
Palestra: O Governo do Paraná e o Desenvolvimento Municipal – Luiz Eduardo Sebastiani – Chefe da Casa Civil. 

12h00 

Programa PROINVESTE – Luciano Coutinho (BNDES).
12h30
Oficina: Prioridades/Ações de Governo para o Desenvolvimento Municipal – DO DISCURSO À PRÁTICA – Equipe SEBRAE
14h40
Painel: Compras Públicas como alavanca do Desenvolvimento Municipal SEBRAE (mediador); Fernando Guimarães – Presidente TCE/PR; Merenda Escolar: SEAB; Obras: COHAPAR; SEIL.
16h20
Painel: Ambiente de Negócios Favorável aos Investimentos.
SEBRAE/PR; SEIM; SEDU.
17h10
Oficina: Espaço de Consolidação do Plano de Governo. Equipe SEBRAE
17h40
Informe: PRONATEC.
Edson Campagnolo - Presidente da FIEP; Darci Piana - Presidente da Fecomércio/PR
18h00
Lançamento Programa Melhorias – COHAPAR
SEXTA-FEIRA – 30 de novembro
9h
Palestra: Empreendedorismo e Cooperativismo como estratégia para o Desenvolvimento de Pequenos Municípios: o caso de São Roque de Minas – João Leite.
9h40
Painel: Família Paranaense e Empreendedorismo – Fernanda Richa – SEDS; Julio Agostini – SEBRAE/PR; Rainer Zielasko – FACIAP.
11h15
Painel: Crédito e Garantias de Crédito para Fomento à Geração de Renda Municipal – Jefferson Nogaroli (contextualização); Carlos Alberto dos Santos; Juraci Barbosa Sobrinho – Fomento Paraná; CEF; BB; BRDE.
14h00
Painel: Estratégias para a Formalização de Pequenos Negócios. SEBRAE/PR; JUCEPAR; SETS.
15h20
Consolidação do Plano – Equipe SEBRAE
15h50
Apresentação Programa PROINFRA – Governo do Estado
16h10
Encerramento – Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades; Flávio Arns, Vice-Governador do Paraná. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário