JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA WLAMIR(CHINA) DO JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

domingo, 7 de julho de 2013

Bandeirantes: Prefeitura quer implantar projeto de transmissão de licitação online ao vivo.

PREFEITO CELSO SILVA.

A Prefeitura de Bandeirantes é uma das primeiras, e poucas, cidades paranaenses (abaixo de 50 mil habitantes) que estão adequadas dentro da lei da transparência, que exige a divulgação das suas contas na internet (receitas e despesas até o dia útil seguinte), em tempo real. “Desde o início da primeira gestão publicamos nossos atos em tempo real na internet e em jornal impresso documentado”, comentou o prefeito Celso Silva. Ele enfatizou que as publicações de acesso público são importantes para a consolidação democrática e também de prevenção e combate a corrupção no país. “O gestor público tem essa responsabilidade e o cidadão a de acompanhar os atos e cobrar”, defende.
Para agregar e vincular aos trabalhos de transparência já desenvolvidos, a Prefeitura de Bandeirantes quer inovar e implantar projeto de transmissão de processos licitatórios online ao vivo. “É um projeto piloto que queremos desenvolver e implantar até final do ano onde devemos realizar o processo licitatório de aquisição de equipamentos de câmaras de vídeo para a implantação do sistema online ao vivo”, ressalta Silva. Ele esclareceu ainda que a medida não é uma obrigatoriedade de legislação, mas sim uma iniciativa de gestão. "Vamos também sugerir para que as prefeituras dos municípios da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) também adotem tal medida", menciona o prefeito, que também é presidente da entidade.
Com a implantação do projeto, qualquer cidadão bandeirantense, de onde estiver, e que tenha acesso a rede mundial, poderá acompanhar as modalidades de processos de licitação (seja de pregão, carta convite, e outros) entre o Município e empresas participantes. “Objetivo é, além da questão da transparência pública, também de fazer com que o cidadão conheça e saiba como funciona o sistema de licitação. O projeto piloto abre possibilidades de maior participação das pessoas, bem como de ampliar o controle sobre as ações de governo, dando a sociedade mais um mecanismo de acesso às informações, permitindo assim que ocorra melhorias nos atos e gestão pública”, avaliou. 
  Opinião da matéria:  PARABÉNS pela iniciativa prefeito Celso Silva, o Brasil precisa de administradores com esse perfil inovador e comprometido com a transparência que tanto cobramos dos políticos. ESTAMOS DE OLHO NO RADAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário