JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

SAÚDE: PARANÁ ADERE AO PROGRAMA MAIS MÉDICOS.....

No Paraná, 286 municípios aderem ao programa Mais Médicos
Demanda paranaense é de 1.040 médicos; dos municípios inscritos 37 são considerados prioritários pelo governo federal
Dos 399 municípios paranaenses, 286 aderiram ao programa Mais Médicos do governo federal solicitando a contratação de médicos para atuar nas unidades básicas de saúdes dos municípios. Esse número representa 72% dos municípios do estado. A média de adesão no Paraná foi maior que a nacional (63%), conforme dados do governo federal. Dos municípios inscritos, 37 são considerados prioritários.
No total, estes municípios inscritos solicitaram ao programa 1.040 médicos. A região paranaense que mais solicitou profissionais de medicina foi a região Norte. Ao todo, foram solicitados 213 profissionais por 58 municípios, destes sete são considerados prioritários pelo governo federal. Na Região Metropolitana de Curitiba, 15 municípios são considerados prioritários. É a região com maior número de prefeituras inscritas consideradas prioritárias.
Brasil
Em todo o Brasil, no primeiro mês, 3.511 municípios solicitaram a inscrição no programa. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 92% das prefeituras consideradas prioritárias para o programa em todo o país realizaram o cadastro. O total de municípios cadastrados apresentou uma demanda de 15.460 médicos para atuarem na atenção básica.
“Chamo a atenção para o fato de que nenhuma região teve índice de adesão menor do que 55%. Em especial, destaco o bom resultado do Norte do país: o Amazonas chegou a 97% e o Amapá a 94% de adesão. Com esse mapeamento, teremos mais clareza do esforço que teremos que fazer para atender à população onde faltam médicos no Brasil”, disse o ministro Alexandre Padilha agradecendo também a forte mobilização dos estados e municípios.
A região Norte do Brasil foi a que teve maior participação dos municípios com 73% de adesão, seguida pelo Sul (68%), Nordeste (66%), Centro-Oeste (60%) e Sudeste (55%). Entre os estados, destacam-se o Amazonas (97%), Amapá (94%), Acre (86%), Rondônia (85%), Ceará (82%), Roraima (80%), Bahia (76%), Piauí (74%), Pará (73%), Paraná (72%) e Espírito Santo (71%).
O Ministério da Saúde ainda divulgou o número de profissionais que se inscreveram no programa (18.450 médicos). Do total, o Ministério identificou 8.307 pedidos com número inválidos de registros em conselhos de regionais de Medicina. Dos médicos inscritos, 1.920 se formaram no exterior, em 61 países distintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário