JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS

JORNAL CADERNO DE NOTÍCIAS
DE OLHO NO RADAR

BEM VINDOS AO BLOG DO VEREADOR CHINA.

SEJAM BEM VINDOS, AO BLOG DO JORNALISTA HABILITADO WLAMIR (CHINA) MTB 9302 DO BLOG DE OLHO NO RADAR, ONDE SUA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG.

Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GERAL: lixão continua até 2018

Apecs
Nem os países da Comunidade Europeia conseguiram implantar aterros
A Medida Provisória 678, aprovada pela Câmara dos Deputados, prorrogou para até 2018 o prazo para os municípios acabarem com os lixões e criarem aterros sanitários. O texto ainda aguarda aprovação do Senado. “Essa é mais uma legislação que não será cumprida. Ela não é coerente com a realidade brasileira. Os municípios não têm condições de atender a Lei no prazo previsto e provavelmente veremos mais uma prorrogação. Falta planejamento para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, sentencia Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).
 Para Pladevall, o rigor da Lei impõe aos municípios a criação de aterros sanitários para rejeitos. Eles têm a obrigação de implantar processos de reciclagem. “É um exagero pressupor a implantação de 100% da coleta seletiva, isso é um absurdo, principalmente no cenário atual onde o governo não estabelece um planejamento de investimentos e apoio técnico aos municípios. Precisamos de uma revisão na legislação de maneira que tenhamos algo factível para a realidade brasileira”, aponta.
 O dirigente lembra ainda que até mesmo entre os países da União Europeia a destinação correta do lixo vem sendo alcançada aos poucos, mesmo com vultuosos recursos financeiros. “É o caso de Portugal, que atualmente recicla 8% dos seus resíduos. O país levou 10 anos para fazer a transição de lixões para aterros sanitários”, afirma.
 Uma pesquisa sobre a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, realizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) em 4.193 municípios no ano de 2013, traça um panorama do setor. O levantamento aponta que 50,6% dos municípios praticam uma disposição inadequada do lixo e 48,3% possuem aterros sanitários. O estudo mostra ainda que 36,3% das cidades já dispõem de Planos Municipais e 49% já praticam ou possuem algum projeto de coleta seletiva. Além disso, 13% das cidades fazem compostagem e 29% atuam em forma de consórcios, situação esta que estabelece uma prioridade no acesso a recursos para investimentos.
 Apecs
Fundada em 1989, a Apecs congrega atualmente cerca de 40 das mais representativas empresas de serviços e consultoria em Saneamento Básico e Meio Ambiente com atuação dentro e fora do país.
 Essas companhias reúnem parte significativa do patrimônio tecnológico nacional do setor de Saneamento Básico e Meio Ambiente, fundamental para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, estando presente nos mais importantes empreendimentos do setor.
OBS: VAMOS CONTINUAR COM AS VAREJERAS QUE PREFEITOS BRASIL A FORA AFIRMARAM EM JORNAIS QUE ACABARIA COM ESSE TIPO DE MOSCA, ALÉM DA QUALIDADE DE VIDA. A MENTIRA TEM PERNA CURTA.
Assessoria de Imprensa da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente
Ex-Libris Comunicação Integrada – (11) 3266-6088
Edmir Nogueira - r. 234 / 98937-3503 – edmir@libris.com.br
Marco Berringer – r.223 / 97682-4686– marcopaulo@libris.com.br
Carla Italia – r. 222 / carla@libris.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário